• Administrador

Aleitamento materno



Dia 1º de agosto é comemorado o dia Internacional do Aleitamento materno.

O leite materno é muito importante e é a primeira forma saudável de alimentação. É rico em água, sais minerais, vitaminas, proteínas e principalmente anticorpos.

Ao nascer, o leite materno leva de dois a três dias para surgir, pois antes do aparecimento do mesmo, surge um líquido incolor chamado colostro. É essencial que o recém-nascido faça as suas primeiras mamadas neste líquido, pois é riquíssimo em anticorpos.

O leite materno evita que o bebê tenha menos chance de adoecer, tem menos infecções respiratórias, diarreias, alergias e intolerâncias alimentares.

Além dos benefícios, também tem suas vantagens, pois no ato da amamentação, o bebê fica próximo da mãe, criando um vínculo mãe-filho fortalecido com troca de olhares, afeto, carinho.

Outra grande vantagem é o exercício à musculatura perioral, facilitando a respiração e do desenvolvimento da fala e mastigação.

O aleitamento materno exclusivo é recomendado até os 6 meses de idade. Nesse período, o bebê não deve receber nenhum outro tipo de alimento líquido como chá, suco e água, pois o leite materno é um alimento completo. Não existe leite fraco ou forte, isso e um mito. O que existe é a quantidade de leite produzido pela mãe. A mãe deve ficar atenta ao tempo das mamadas e o espaço de tempo entre elas para verificar sua quantidade de leite está sendo suficiente. Para maioria das mães o leite sempre tem um volume adequado.

Quanto mais o bebê suga, mais as glândulas mamárias são estimuladas, produzindo mais leite.

Amamentação é um grande ato de amor!


10 visualizações

© 2023 por ABC Programas Extra-Curriculares. Orgulhosamente criado com Wix.com

Sonho dos Baixinhos

(24) 2243-9534 / (24) 98839-8021

Rua Casemiro de Abreu, 205A, Centro - Petrópolis - RJ

25615-002

  • White Facebook Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now